Ferreira do Alentejo acolhe nova Unidade Local de Formação de Bombeiros do Baixo Alentejo
O acordo de cooperação que formaliza a criação de uma nova Unidade Local de Formação (ULF) para bombeiros, em Ferreira do Alentejo, a "primeira e única estrutura do género no Baixo Alentejo", foi assinado na passada quinta-feira, divulgou o município.

Foto: CMFA
De acordo com a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, em comunicado, este novo polo formativo será um dos equipamentos a instalar no Parque de Exposições e Feiras de Ferreira do Alentejo, afirmando-se como um marco estratégico no reforço da qualificação e preparação dos corpos de bombeiros da região.
O protocolo foi celebrado entre a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo e a Federação de Bombeiros do Distrito de Beja.
A ULF permitirá a realização de ações de formação descentralizadas, com maior proximidade às corporações da região, contribuindo para a capacitação técnica e operacional dos profissionais e voluntários que asseguram a segurança e proteção das populações.
A cerimónia contou com a presença de Albertino Ventura, diretor Nacional de Bombeiros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; Eduardo Correia, vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses; Lídio Lopes, presidente da Escola Nacional de Bombeiros; Domingos Fabela, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Beja; Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e Vítor Roque, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo.
Todos destacaram a importância deste projeto para a coesão territorial e para a valorização dos bombeiros enquanto agentes essenciais do sistema de proteção civil.
A criação desta Unidade Local de Formação representa um compromisso conjunto com a excelência, a proximidade e a valorização do interior, reforçando a capacidade de resposta às exigências crescentes da atividade dos bombeiros e consolidando Ferreira do Alentejo como um novo centro regional de formação e conhecimento no domínio da proteção e socorro.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025