Foto: DR

A parceria inclui um programa de formação especializado, ministrado por professores da ETLA, previamente certificados pela DCD Academy, com total suporte académico e técnico da academia.

“O currículo estará alinhado com os padrões internacionais e as últimas tendências tecnológicas, incluindo Refrigeração Líquida, IA Generativa para Data Centers e Sustentabilidade”, explicam, em comunicado, as duas entidades.

Eduardo Bandeira, diretor da ETLA, citado no comunicado, disse acreditar “firmemente no papel transformador do ensino técnico profissional”, acrescentando que, através deste acordo, pretende-se “oferecer aos nossos estudantes e profissionais da indústria acesso a formação especializada, com certificação internacional e adaptada à realidade do mercado português”.

“O centro de dados é o coração da infraestrutura digital e o desenvolvimento de talentos nesta área é crucial para o progresso nacional", defendeu.

Por sua vez, para Vitor Segura, diretor de Mercado Ibérico e América Latina da DCD Academy, "operar e manter um data center exige pessoal altamente especializado, cujo conhecimento deve ser constantemente atualizado”.

“Ter opções de formação rigorosas, atualizadas e acessíveis é fundamental para o desenvolvimento do ecossistema digital português", afirmou.

A formação estará disponível tanto para estudantes da ETLA, como para profissionais e organizações externas, e será inicialmente ministrada em inglês, com traduções para o português planeadas para as fases futuras.

Os primeiros cursos terão início em outubro deste ano.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.