ENTREVISTA| Pedro Gamito (CDU) recandidata-se para reforçar cultura e desporto em São Francisco da Serra
O candidato da CDU, Pedro Gamito, à Junta de Freguesia de São Francisco da Serra quer dar continuidade ao trabalho realizado, priorizando a cultura, como a valorização da valsa mandada, e desportivas, assim como a construção de habitação.

Foto: DR
Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?
Pedro Gamito: O meu nome é Pedro Gamito, tenho 48 anos, resido na freguesia de São Francisco da Serra desde sempre, sou Assistente Técnico na Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Fui Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra no período compreendido entre 2005 a 2017, desempenhei ainda as funções de secretário, entre 2017 a 2023, altura em que assumi novamente as funções de Presidente da Junta de Freguesia até à presente data. Desde os meus 15 anos que estou ligado ao movimento associativo, fazendo parte da Associação Jovem de Festas da Cruz de João Mendes, Grupo Desportivo e Recreativo de São Francisco da Serra e do Centro de dia de São Francisco da Serra. Com o mesmo espírito de missão e compromisso aceitei novamente o convite da CDU para dar continuidade a esse importante trabalho em prol da população da freguesia de São Francisco da Serra
Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?
Ao longo destes 20 anos em que exerço funções muitas foram as concretizações que este nosso projeto desenvolveu na freguesia de São Francisco, com destaque em áreas como a Reabilitação Urbana, nomeadamente a requalificação da Aldeia de São Francisco, nas acessibilidades contando com mais de 6 km de caminhos rurais pavimentados, para além de importantes intervenções nas estradas municipais. Também na educação, foram efetuados diversos investimentos no parque escolar o que nos permite hoje priorizar os nossos investimentos no reforço da cultura e no desporto, incluindo a melhoria dos equipamentos culturais e desportivos, sem esquecer uma área que nos merece uma grande preocupação que é a habitação onde apresentamos também algumas medidas.
Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?
Como referi na questão anterior, as nossas prioridade são a cultura o desporto e a habitação. As medidas que pretendemos implementar no primeiro ano passam por desenvolver parcerias para valorizar a valsa mandada. Dar início, em parceria com a Câmara Municipal ao processo para colocação de piso sintético no campo de futebol Deodato Rocha. Disponibizar um lote para habitação e uma casa para arrendamento a preços controlados.
Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?
A participação dos cidadãos na gestão da Junta de Freguesia passa essencialmente por continuarmos a estar próximos das pessoas. O facto da nossa forma de trabalhar passar muito pela presença no terreno permite-nos ouvir as pessoas, saber as suas opiniões. Até porque poderei dizer que é raro fazer um atendimento na Junta de Freguesia, pois é na rua que oiço a maior parte da população onde colocam os seus problemas as suas propostas ou através do meu telefone pessoal. No entanto, contamos ainda criar um novo canal de comunicação disponibilizando um contacto Wathsapp para a população poder expôr as suas situações e sugestões.
Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?
Gostaria de dizer aos eleitores e à população em geral que vamos continuar a trabalhar para a freguesia com o mesmo empenho e dedicação, que tem sido prática neste nosso projeto. Que para além de procurarmos dar resposta naquilo que são as nossas competências, não iremos abdicar de ter um papel reivindicativo junto de outras entidades sempre que se justifique. Que pretendemos continuar a trabalhar para e com as pessoas, com as coletividades, com as escolas, porque acreditamos que todos juntos, vamos mais longe.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025