ENTREVISTA| Fernando Marques do movimento STC defende proximidade e melhoria dos caminhos rurais em São Domingos
O candidato do movimento STC – Somos Todos Cidadãos, Fernando Marques, à Junta de Freguesia de São Domingos quer aproximar a gestão autárquica da população e fomentar a sua participação e apostar na melhoria dos caminhos rurais.

Foto: DR
Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?
Fernando Marques: Sou o Fernando Nunes Pereira Marques, tenho 60 anos e vivo em São Domingos há mais de 35 anos, onde criei família e raízes. Sou mecânico desde os 15 anos e grande parte do meu percurso profissional foi feito em oficinas da região de Santiago do Cacém. Atualmente trabalho numa empresa em Aljustrel.
Desde jovem estou ligado ao movimento associativo, fui Presidente do São Domingos Futebol Clube e sempre apoiei as coletividades locais. Desde 2013 sou eleito para a Assembleia da União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, onde procuro ter uma postura ativa e construtiva em prol da nossa terra.
Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?
A nossa prioridade máxima — e a base do nosso mandato, caso sejamos eleitos — será reforçar a proximidade com os cidadãos e dar-lhes voz. Queremos criar mais oportunidades de participação, para que todas as opiniões sejam ouvidas e consideradas nas decisões da freguesia. Sabemos também que a nossa freguesia é essencialmente rural, por isso, a melhoria e manutenção dos caminhos será outra das nossas grandes prioridades.
Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?
Em primeiro lugar, a nossa prioridade será a criação de um espaço próprio para o depósito de monos e resíduos verdes, acompanhada de uma campanha de sensibilização da população para a sua correta utilização. Só assim poderemos garantir uma freguesia mais limpa e agradável para todos. Em segundo lugar, daremos especial atenção à melhoria dos caminhos rurais, nomeadamente o que liga o Monte dos Alhos à zona da Terrazina e à EM555, entre outros. Por fim, queremos apostar na criação de espaços verdes e parques infantis nos Foros do Locário e na Casa Nova, promovendo mais qualidade de vida para as famílias.
Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?
Queremos criar páginas nas redes sociais para dar maior visibilidade à atividade da nossa freguesia, incluindo as iniciativas do movimento associativo, para que possam ser promovidas e chegar a mais pessoas. Pretendemos também divulgar as Assembleias e descentralizá-las, permitindo que os cidadãos participem de forma mais ativa e tenham oportunidade de ser ouvidos — e de nos ouvir também. Outro dos nossos objetivos é disponibilizar formulários de contacto ‘online’, facilitando a comunicação com a junta e tornando mais simples para todos exporem as suas questões, acompanhando a realidade de um mundo cada vez mais digital
Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?
Vivo em São Domingos há mais de 35 anos e conheço bem a nossa freguesia — sei o que está bem e onde é preciso melhorar. A nossa candidatura é feita de equipa, não de uma só pessoa. Só com união é que conseguimos mudar e fazer diferente. Candidato-me pelas pessoas, para lhes dar mais qualidade de vida e tornar a nossa freguesia um lugar ainda mais atrativo para viver. Comprometo-me a estar sempre próximo da população, a ouvir as suas preocupações e a trabalhar com honestidade e transparência.
Galeria de fotos
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025