Foto: DR

Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?

David Gorgulho: David Gorgulho, 43 anos, atual Presidente da Junta de Freguesia de Santo André (JFSA) e membro da Assembleia Municipal há dois mandatos, desde 2017. Até então, desenvolvi o meu percurso profissional na Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, durante 13 anos. Já no mandato 2013-2017, fui vogal do Executivo da JFSA liderado por Jaime Cáceres. O Desporto sempre foi uma das minhas grandes paixões, em particular a Natação, modalidade em que fui atleta de competição desde 1991 e sempre que posso ainda “dou uma perninha”. Integrei a direção do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) durante oito anos e colaborei durante alguns anos com a Federação Portuguesa de Natação e com outras organizações na locução de provas e apresentações de eventos. Sou comentador da modalidade na RTP, desde 2016. Colaborei com associações de Santo André na área da comunicação, que é a minha formação académica, e fui ainda vogal da direção da Chesandré, até 2017.

Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?

Pretendemos continuar a apostar fortemente na qualificação do espaço público, melhorando a acessibilidade pedonal (e por conseguinte a segurança de todos), esbatendo barreiras para aqueles que têm mobilidade condicionada e instalando equipamentos que sirvam as necessidades da população (em todas as faixas etárias), tanto na cidade como na zona rural da Freguesia, projetando Santo André para uma cada vez maior modernidade, atratividade e funcionalidade.

Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?

Intensificar o trabalho de proximidade que encetámos com o IHRU já há algum tempo, para sermos parte da solução nas questões relacionadas com a habitação, quer na recuperação de imóveis devolutos ou com processos litigiosos em curso (como é o caso do Bairro Azul), quer na ocupação de algumas frações que todos sabemos que não se encontram habitadas. É preciso concluir urgentemente esse levantamento, cada casa representa neste momento um bem extremamente precioso para resolver problemas complicados a muitas famílias, em particular para aqueles que mais precisam, mas também para diminuir a pressão sobre o mercado de arrendamento.

Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?

Queremos continuar a promover o Orçamento Participativo Jovem, dando voz aos mais novos, para estarmos sempre em sintonia com as suas ambições. Vamos criar uma aplicação móvel da Junta e uma nova plataforma que facilite a comunicação de ocorrências. Queremos reforçar algo que já fizemos neste mandato, que é a promoção de reuniões com a população da zona rural da Freguesia. É nossa intenção continuar a promover Assembleias de Freguesia descentralizadas, bem como modernizar a newsletter e a nossa agenda. De resto, manteremos a nossa característica mais vincada, que é estarmos próximos das pessoas, percebendo as suas aspirações e estando sempre disponíveis para ouvir a população.

Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?

Somos a candidatura da experiência, mas também da juventude, da irreverência, da modernidade e uma aposta segura. Votar na CDU é garantir que continuamos a ter espaços verdes e uma limpeza urbana que nos orgulham, é garantia de qualificação permanente dos espaços públicos, é garantia de que a população tem sempre alguém que vai lutar ao seu lado pelas suas justas causas, é conjugar modernidade e avanço com sustentabilidade ambiental, é olhar para um momento difícil para a Humanidade e as pessoas saberem que têm uma elevada estrutura humana ao seu lado. Estes somos nós, com passos firmes, com liderança forte, com provas dadas, com disponibilidade total (muito importante) para assumir Santo André, que requer toda essa dedicação e todo o amor que um filho da terra lhe pode dar, acompanhado por uma grande equipa!


Comente esta notícia

A entrevista aborda pontos importantes e as respostas de David Gorgulho assenta na sua experiência, motivação e seriedade, o que lhe augura nova vitória nas próximas autárquicas

José António Peredo

27/09/2025

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.