Detetado foco de gripe das aves numa capoeira em Alcácer do Sal
Um foco de gripe das aves foi detetada numa capoeira doméstica no concelho de Alcácer do Sal, tendo sido aplicadas as medidas de controlo, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Foto: decoproteste
De acordo a DGAV, em comunicado, “foi confirmado um novo foco de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) numa capoeira doméstica situada na freguesia de Santa Maria do Castelo e Santiago e Santa Susana, concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal”.
Aquele organismo refere que, de acordo com a legislação em vigor, "as medidas de controlo implementadas incluem a inspeção aos locais onde a doença foi detetada, a eliminação dos animais afetados, a limpeza e desinfeção".
Foi ainda determinada "a restrição da movimentação e a vigilância das explorações que detêm aves nas zonas de restrição num raio de até 10 km em redor do foco detetado na capoeira doméstica".
"Perante a atual circulação persistente do vírus da GAAP, o qual tem sido detetado em aves selvagens, a DGAV reitera o apelo a todos os detentores de aves que cumpram com rigor as medidas", lê-se na mesma nota.
A DGAV recomenda ainda "o cumprimento das medidas de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, evitando contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens".
Aponta ainda para a necessidade de "reforçar os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, aplicando o rigoroso controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves".
A notificação de qualquer suspeita deve ser realizada de forma imediata, para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença, no terreno, pela DGAV, alerta.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026