Ciclo Cria propõe teatro, oficinas, dança, música e reflexão em Sines
O Centro de Artes de Sines (CAS) e o Pátio das Artes acolhem, a partir deste sábado e até 17 deste mês, o Ciclo CRIA 2025, um encontro de artes dedicado a famílias, escolas e agentes educativos.
Foto: CMS
Ao longo de uma semana intensa, o programa propõe uma oferta diversificada de atividades dentro e fora de portas, combinando teatro, oficinas, dança, música e reflexão.
O evento arranca no sábado, dia 10, com "O CUBO", uma experiência teatral da Estação das Letras para bebés e não só, centrada nas emoções e memórias.
A semana continua com oficinas de escrita criativa orientadas por Mafalda Cordeiro, visitas orientadas pela artista Sofia do Vale à exposição "Nada que nos nutre", e ainda momentos de descoberta dos serviços do CAS através da iniciativa "Do Centro para Dentro – Famílias".
O teatro regressa na quarta-feira (13) com "Vuuute!!", criação de Gonçalo Botelho e Ana Lúcia Palminha, destinada a crianças a partir dos três anos. No mesmo dia, os Skalabá Tuka dinamizam um 'workshop' experimental de percussão no Pátio das Artes.
No dia seguinte, há sessões de contos e a dança e a literatura cruzam-se na atividade "Dança com livros", conduzida por Ana Santos, e repetida em sessões para escolas e famílias.
O Dia Internacional da Família, a 15 de maio, é assinalado com o "Piquenique de livros" de Paula Cusati e um Ensaio Aberto que desvenda "Como se faz um concerto".
No final da semana, o público poderá ainda experimentar técnicas artesanais de criação de tintas naturais com a Tinctória Natural, em parceria com serviço de Ambiente do Município, estando esta atividade integrada nos programas Bandeira Azul e de Educação Ambiental.
O encerramento do ciclo acontece no sábado, dia 17, com várias propostas para toda a comunidade, como a oficina de cianotipia (processo de impressão fotográfica em tons de azul), numa parceria com o serviço de Ambiente, e a atividade "Mapear por Sines" em família, em colaboração com o Museu de Sines.
No mesmo dia, haverá ainda espaço para uma conversa sobre parentalidade com Soraia Queijo, uma tertúlia literária promovida pela ESPAB e, finalmente, o concerto "Chinfrim!" de Rita Redshoes, pensado para todas as idades.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026